MAIS DE 50 MILHÕES de pessoas estão sendo escravizadas em todo o mundo, de acordo com o Slavery Index — ferramenta digital criada pela Walk Free, organização de direitos humanos sediada na Austrália.
É como se as populações dos estados de São Paulo e do Maranhão, ou todos os moradores do Canadá, estivessem submetidos a algum tipo de trabalho que os privasse de direitos humanos fundamentais. Em números absolutos, nunca na história da humanidade tantas pessoas estiveram nessa situação, nem mesmo no período colonial.
O podcast No Labirinto — novo programa da Rádio Batente, a central de podcasts da Repórter Brasil — dá espaço para brasileiros e brasileiras, vítimas desse crime contra a dignidade humana, contarem suas próprias histórias.
O primeiro episódio recupera a trajetória de Pureza, uma mãe que peregrinou por mais de três anos de fazenda em fazenda, entre o Maranhão e o Pará, enfrentando jagunços e políticos em busca do filho Abel, que um dia saiu para trabalhar e desapareceu.
A história de Pureza é, literalmente, coisa de cinema. A trama, lançada em 2022 e dirigida por Renato Barbieri, com a atriz Dira Paes como protagonista, esteve entre os filmes nacionais indicados para representar o Brasil no Oscar.
O No Labirinto está disponível nas principais plataformas de áudio. Serão seis episódios, lançados sempre às segundas-feiras.
Ficha técnica No Labirinto
Roteiro e apresentação: Claudia Jardim
Edição: Camila Segura, Lisette Arévalo e Daniel Alarcón
Verificação de dados: Desirée Yépez
Desenho sonoro: Andrés Azpiri e Rémy Lozano
Mixagem: Niquini Júnior
Ilustração: Kael Abello – Utopix
Edição de vídeo: Bruna Damin
Redes Sociais: Tamyres Matos e Beatriz Vitória
Coordenação: Carlos Juliano Barros